O motor do próximo nível

No ano em que a inteligência artificial é definitivamente incontornável e nunca se falou tanto em autenticidade, propósito e hiperpersonalização, principalmente na indústria da comunicação, o jornal Meios&Publicidade volta a promover os Prémios M&P Comunicação. O propósito é distinguir as melhores ações de comunicação e relações públicas desenvolvidas por agências e consultoras de comunicação, bem como marcas, empresas e instituições, em Portugal e em mercados externos.

Mas se a inteligência artificial é o motor do próximo nível na comunicação, nas ações de relações públicas, eventos e abordagens digitais, e na consequente reputação de marca, há desafios que a antecedem. Primeiro a definição clara da essência e propósito da marca em causa, que depende de características intrínsecas, que, para quem tenha dúvidas, se querem verdadeiras. Segundo, a coerência e a consistência da sua comunicação, que dependem de opções estratégicas, que se querem em sintonia com a personalidade da marca.

O aumento da fragmentação dos canais de comunicação, da diversidade de públicos e do excesso de mensagens, exige ainda uma ‘conversa’ unificada e personalizada, independentemente da plataforma utilizada ou do formato do conteúdo. Definir e manter uma linha coerente, em todas as ações e comunicações, é a base a partir da qual a inteligência artificial orienta o melhor caminho. Mas não se faz isto sem ‘inputs’ humanos bem definidos.

De par com estes aspetos, a consistência da comunicação previne a desconexão entre o que a marca promete e o que realmente entrega, seja em termos do produto como dos seus valores, o que põe em causa o envolvimento do público, a confiança nos produtos ou serviços e a opção de compra. A consistência é o que constrói uma imagem forte, confiável e duradoura, seja nos vários suportes de comunicação (digitais ou tradicionais) ou nas ações de relações públicas e eventos, onde a inteligência artificial ajuda a ‘brilhar’ com experiências imersivas e interativas, junto do público acertado, entre outras valências.

Na reputação e assuntos públicos, outra das áreas abrangidas nos Prémios M&P Comunicação, por exemplo, a inteligência artificial deteta em tempo real e ajuda a responder rapidamente a situações de crise, promovendo uma gestão de reputação proativa, além de identificar temas ‘quentes’ que podem atingir as marcas e as organizações.

Aliás, Reputação e Public Affairs é uma das 11 grandes categorias da 11ª edição dos Prémios M&P Comunicação, de par com Setores de Atividade, Digital | Social | Influenciadores, Branded Content, Eventos e Patrocínios, Comunicação Interna, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Institucional, Comunicação Integrada, Mercados Externos e Assessoria de Imprensa. Cada uma delas subdivide-se, de acordo com a especificidade do projeto ou ação a premiar, totalizando 57 subcategorias.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri presidido por Domingas Carvalhosa, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM) e CEO da Wisdom, tendo como jurados Carlota Morais Pires (The Communication Studio), Duarte Zoio (Vanguard), Filipa Raposo de Almeida (Uber), Francisca Seabra (Burson), Francisco Mendia (H/Advisors CV&A) Inês Becken (IF Comunicação), Miguel Moreira Rato (Adagietto), Patrícia Jesus (Unilever), Rui Pedro Batista (The Navigator Company), Salvador da Cunha (Lift), Sandra Antunes (Tinkle Portugal), Teresa Mota (Bauer Media) e Vítor Cunha (JLM & Associados).

Os perfis da presidente de júri e dos jurados, as inscrições e a consulta do regulamento podem ser feitos aqui, bem como os vencedores do ano passado.

Esperamos por si na celebração deste ano, do melhor que se faz em comunicação.

Até breve

Catarina Nunes

Regulamento

Introdução

Os Prémios M&P Comunicação, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores ações de comunicação e relações públicas levadas a cabo por consultoras de comunicação e empresas. São dirigidos a todas as entidades que tenham desenvolvido a sua atividade em Portugal ou que, estando presentes também em outros países, tenham origem em Portugal. Nesta 11ª edição podem ser inscritos os projetos | ações levados a cabo entre 1 de agosto de 2023 e 15 de setembro de 2024. Na categoria Mercados Externos podem concorrer tanto empresas nacionais como entidades dos próprios países.

É atribuído um prémio por categoria - Ouro, Prata ou Bronze - se assim os jurados o entenderem, existindo este ano 57 categorias a concurso.

Estas 57 categorias, por sua vez, integram-se em 11 grandes áreas (Setores de Atividade, Digital | Social | Influenciadores, Branded Content, Eventos e Patrocínios, Comunicação Interna, Reputação e Public Affairs, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Institucional, Comunicação Integrada, Mercados Externos e Assessoria de Imprensa).

Além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Será ainda atribuídos o Prémio Agência do Ano à agência que tenha sido mais premiada nesta edição dos Prémios M&P Comunicação. Cada Ouro vale três pontos, cada Prata dois pontos e cada Bronze um ponto, sendo atribuído 0,5 pontos a cada shortlist. O Grande Prémio vale sete pontos, sendo subtraídos os três pontos do Ouro que terá necessariamente de ter recebido. Será igualmente atribuído o Prémio Agência do Ano à entidade que tenha sido mais distinguida.

Regras

Os Prémios M&P Comunicação visam premiar os melhores trabalhos produzidos entre 01/08/2023 e 15/09/2024.

  1. As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, estejam presentes também em outros mercados.
  2. Todos os trabalhos inscritos devem ter sido levados a cabo de trabalhos veiculados entre 1 de agosto de 2023 e 15 de setembro de 2024.
  3. As inscrições e todos os dados nelas apresentados são da exclusiva responsabilidade dos concorrentes, não se responsabilizando o Meios&Publicidade pelos mesmos. Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade como em outros produtos da Workmedia.
  4. A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
  5. Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
  6. Em caso de desistência após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efetuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento do valor total da inscrição, podendo o montante em questão ser convertido em outros produtos M&P, como assinaturas do jornal ou inscrições em outros prémios ou conferências.
  7. Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.

Informações

Júri

O júri terá um presidente responsável pela condução de um processo criterioso de avaliação e votação dos trabalhos apresentados a concurso. O presidente do júri não terá direito de voto, exceto em caso de empate.

O júri será composto por profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e do jornalismo.

PRESIDENTE

  • Domingas Carvalhosa (APECOM e Wisdom)

JÚRI

  • Carlota Morais Pires (The Communication Studio)
  • Duarte Zoio (Vanguard)
  • Filipa Raposo de Almeida (Uber)
  • Francisca Seabra (Burson)
  • Francisco Mendia (H/Advisors CV&A)
  • Inês Becken (IF Comunicação)
  • Miguel Moreira Rato (Adagietto)
  • Patrícia Jesus (Unilever)
  • Rui Pedro Batista (The Navigator Company)
  • Salvador da Cunha (Lift)
  • Sandra Antunes (Tinkle Portugal)
  • Teresa Mota (Bauer Media)
  • Vítor Cunha (JLM & Associados)

A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.

Votação

Terminado o prazo de inscrições, cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri, onde os casos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada subcategoria ganham os trabalhos que sejam votados por mais de metade dos jurados. O presidente do júri só participará na votação em caso de empate. A escolha do júri é soberana.

As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos. No entanto, não podem participar na decisão sobre casos que tenham a concurso. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.

Inscrição

Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado pelo M&P, que a validará.

De seguida os trabalhos a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: WetTansfer, etc. ) para Teresa Albuquerque

Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:

  • Um PDF no máximo de cinco páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. A sinopse deve conter o objetivo da ação, o modo como foi desenvolvida e os resultados;
  • Um documento Word com a sinopse (até 5000 caracteres) e uma breve ficha técnica do trabalho (máximo 10 linhas, identificando as entidades envolvidas);
  • Nas categorias de Digital deve ser enviado o URL;
  • Nas categorias de Eventos deve ser enviado um vídeo do evento.

Os PDF servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os trabalhos vencedores serão também exibidos durante o evento.

Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 1ª fase 18 de outubro de 2024, às 18h | 2ª fase 31 de outubro de 2024, às 18h

DATA LIMITE DE ENTREGA DOS MATERIAIS: 8 de novembro de 2024.

Preço

1ª fase: o custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 130€.

2ª fase: após 18 de outubro, e até 31 de outubro, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€, no caso de inscrever até 10 trabalhos, e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.

Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.

Pagamento

O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária.

Transferência bancária

Workmedia – Comunicação SA
Banco: Caixa Geral Depósitos
Número de conta: 675045878430
SWIFT: CGDIPTPL
IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
com a referência de pagamento PCOMUNICAÇÃO seguido do NOME DE FATURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para Teresa Albuquerque

Vencedores

Divulgação dos vencedores

Os vencedores serão divulgados numa cerimónia a realizar em Lisboa em data a anunciar oportunamente.

NOTA: As inscrições serão consideradas válidas quando receber, por e-mail, a confirmação.

Júri

Setores de Atividade

Ambiente e Energia

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações na área do ambiente e/ou energia, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Arquitetura, Construção e Imobiliário

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para projetos, materiais, equipamentos e serviços ligados aos setores da arquitetura e construção, bem como para empreendimentos imobiliários, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Associações, Setor Público e Terceiro Setor

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos produzidos para associações, órgão de governo/administração, empresas públicas e terceiro setor, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Automóvel e Mobilidade

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos sobre mobilidade ou produzidos para o setor automóvel/transportes, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Banca, Finanças e Seguros

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para a banca, seguros e/ou setor financeiro, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

B2B

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para negócios B2B, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Ciência e Educação

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações nas áreas da ciência e educação, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Cultura e Entretenimento

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos para os setores da cultura e entretenimento, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Desporto e Lifestyle

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos produzidos na área desportiva, seja para clubes ou modalidades, e também na área do lifestyle. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Internet e E-commerce

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para negócios assentes na internet ou no e-commerce, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Moda e Beleza

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para os setores da moda e beleza, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Produtos de Grande Consumo - Alimentação

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para o setor alimentar, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Produtos de Grande Consumo - Bebidas

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para o setor das bebidas, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Produtos de Grande Consumo - DPH

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para os setores de drogaria, perfumaria e higiene, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Retalho e Restauração

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para o retalho, alimentar e não alimentar, e restauração, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Saúde e Bem-Estar

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos produzidos para o setor da saúde e bem-estar, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

TI, Media e Telecomunicações

Nesta categoria vamos premiar os melhores projetos produzidos para os setores de TI, media ou telecomunicações, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Viagens, Turismo e Lazer

Nesta categoria vamos premiar as melhores ações produzidas para o setor de viagens e turismo, podendo estas ser veiculadas através de diferentes suportes. Os resultados serão decisivos para a avaliação.

Q&A - Perguntas Frequentes

A quem é que se destinam os Prémios M&P Comunicação?

São dirigidos a todas as entidades que tenham desenvolvido a sua atividade em Portugal ou que, estando presentes também em outros países, tenham origem em Portugal. Nesta 11ª edição podem ser inscritos os projetos/ações levados a cabo entre 1 de agosto de 2023 e 15 de setembro de 2024. Na categoria Mercados Externos podem concorrer tanto empresas nacionais como entidades dos próprios países.

Quantas categorias estão a concurso?

Existem este ano 57 categorias a concurso. Se os jurados assim o entenderem, pode ser atribuído mais do que um prémio por categoria, podendo ainda os trabalhos ser distinguidos com uma menção honrosa.

Além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso, numa determina categoria, tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um prémio por categoria.

Quando é que os vencedores serão conhecidos?

Serão conhecidos na cerimónia de atribuição dos prémios, em data a anunciar oportunamente.

Quem são os elementos do júri?

Os trabalhos inscritos são avaliados por um júri presidido por Domingas Carvalhosa, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM) e CEO da Wisdom, e composto por 14 jurados do setor da comunicação:

  • Carlota Morais Pires (The Communication Studio)
  • Duarte Zoio (Vanguard)
  • Filipa Raposo de Almeida (Uber)
  • Francisca Seabra (Burson)
  • Francisco Mendia (H/Advisors CV&A)
  • Inês Becken (IF Comunicação)
  • Miguel Moreira Rato (Adagietto)
  • Patrícia Jesus (Unilever)
  • Rui Pedro Batista (The Navigator Company)
  • Salvador da Cunha (Lift)
  • Sandra Antunes (Tinkle Portugal)
  • Teresa Mota (Bauer Media)
  • Vítor Cunha (JLM & Associados)

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente e postos em prática.

Qual é o prémio para os vencedores?

O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa cerimónia a decorrer em data a anunciar oportunamente, em Lisboa. Os vencedores das diversas categorias serão divulgados na edição em papel do Meios & Publicidade e no site. A distinção nos Prémios M&P Comunicação traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.

Inscreva-se agora!

O custo de cada inscrição é de 160€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem igual ou superior a 11 trabalhos terão um desconto em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 130€ (mais IVA).

Após 18 de outubro, e até a 31 de outubro, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.

Para mais informações contacte:

Edições anteriores

Contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto pelo formulário abaixo ou pelos meios de comunicação fornecidos. Responderemos o mais brevemente possível.

Inscrições e informações